terça-feira, 24 de junho de 2008


O filme de derrubou o conceito americano sobre o que é ser o melhor: A viagem de Chihiro.











Essa animação japonesa conta a história de uma menina de dez anos que se vê obrigada a deixar os amigos e ir morar num novo lar com seus pais, nesse percurso eles se perdem e vão parar num parque de diversões abandonado aparentemente macabro e solitário de dia, mas quando anoitece o lugar se revela um verdadeiro paraíso de fantasmas e criaturas mágicas.
Depois que um estranho incidente em que transforma seus pais em animais, a garota se vê sozinha nesse mundo cercado de mistérios. Por sorte, consegue a ajuda do enigmático e cheio de truques Haku. O menino assume a função de guia de Chihiro pelo yuya, uma casa de banhos somente para deuses, comandado pela bruxa Yubaba. Para que seus pais voltem à forma humana, a menina deve provar à velha que não é inútil. Para isso, passa a trabalhar no yuya.
O mais legal desse anime é que ele é cheio de lições de moral, mas sem ser chato ou moralista. Em sua jornada, a personagem aprende valores como amor, amizade, gratidão, humildade e, também, a importância da própria identidade. De menina mimada e cheia de caprichos, Chiriro se transforma ao passar por tantas provações, tendo de mostrar a cada momento sua utilidade naquele reino e, portanto, no mundo.


Chihiro é uma viagem cheia de descobertas. A melhor delas é que o mundo da animação vai muito além do triunvirato Disney-Pixar-DreamWorks.

2 comentários:

  1. Muito bom A Viagem de Chihiro! Maravilhosa produção de Hayao Miyazaki e do Estúdio Ghibli.
    Bem que podiam ter comentado que esse filme ganhou o Oscar de Melhor Animação. O que abriu espaço para vários longas animados produzidos no japão serem apreciados em festivais, exibidos em cinemas e lançados em dvd pelo mundo todo.
    Ah! E o dvd pode ser encontrado nas Lojas Americanas por apenas R$12,90 =D

    ResponderExcluir